Menu

14 março 2009

SMPlayer Versão 0.6.7


O smplayer é um frontend para o famoso Mplayer, um reprodutor em linha de comando. Alguns exemplos são o Mpui e o Rules player.
Uma das grandes vantagens do Mplayer, e por tabela o smplayer, é a capacidade que tem em ler quase todos formatos disponíveis e sem recurso a codecs externos.Lê sem qualquer problema AVI, MKV, OGM, MPEG, VOB, 3GP, ASF, MOV, WMV, MP3 e Ogg Vorbis. Pode ainda ler DVD, VCD e streaming da internet. É no entanto possível alargar o leque de formatos suportados instalando um pacote de codecs disponíveis no site do Mplayer. Deve ser instalado na pasta mplayer/codec do directório onde ficou instalado o Smplayer.

No que respeita a DVD encontrei um ponto fraco. O smplayer, tal como todos os frontend de mplayer, tem dificuldade em lidar com menus dos DVD. Esperemos que a equipa do Mplayer possa resolver isso em breve.Salienta-se ainda o facto de ler legendas srt, sun e ssa (muito populares nos filmes divx e xvid), mas também suporta as legendas dos ficheiros matroska e dos DVD.
O Smplayer destaca-se pela sua panóplia de funcionalidades:- Um equalizador vídeo- Navegação temporal com o rato- Escolha entre varias velocidades de leitura.- Opção de escolha da faixa de áudio do vídeo.
É aconselhável a instalação da última actualização pois esta vem com um conjunto de funcionalidades realmente interessantes e a tradução PT do Brasil.Uma funcionalidade que me parece realmente inovadora é a possibilidade que o programa tem para recordar as preferências de um determinada ficheiro, onde parou de ver/ouvir, o volume, as legendas, etc.
O Smplayer apresenta-se assim como um programa com imenso potencial. Se não fosse a dificuldade que tem em abrir os menus dos dvd era capaz de acreditar que chegou um reprodutor multimédia capaz de ombrear com os pesos pesados proprietários.


Tamanho:8.01 MB
Linux
Homepage: SMPlayer


Cantinho do FreeWare

Sem comentários: